Coluna - Cenário Brasil

Comentarios
Léo Pinheiro e as propinas
Léo Pinheiro, ex-presidente da OAS, continua delatando. Diz ter pagado propina ao líder do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE). Em troca, obteve liberação de recursos. Isso foi quando Bezerra Coelho era ministro da Integração Nacional (de 2011 a 2013), no governo Dilma (PT). Pinheiro também ganharia obras do governo de Pernambuco (de 2007 a 2010), comandado então por Eduardo Campos (PSB). As informações são do jornal O Globo da segunda-feira, 30/09.

Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil
Escolas Cívico-Militares
Pelo cronograma do Ministério da Educação (MEC), quinze estados e o Distrito Federal contarão com as escolas cívico-militares do governo federal. Em 2020 o modelo chegará a 54 escolas. Serão selecionadas duas instituições de ensino em cada estado. O prazo para as prefeituras solicitarem participação vai de 4 a 11 de outubro. Aderiram ao programa as seguintes unidades da Federação: Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Ceará, Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. O MEC vai liberar R$ 54 milhões para o programa em 2020, sendo R$ 1 milhão por escola. 

Novamente: mercado reduz expectativa de inflação
Pela sétima vez instituições financeiras reduziram a estimativa para a inflação neste ano. Segundo pesquisa do Banco Central (BC) ao mercado financeiro, a previsão para a inflação, calculada pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), desta vez passou de 3,45% para 3,44%, em 2019. Para 2020, foi mantida em 3,80%. A previsão para os anos seguintes também não teve alterações: 3,75%, em 2021, e 3,50%, em 2022.

“Continente perdido” no sul da Europa
“Desaparecido” há mais de 100 milhões de anos, o “continente perdido” foi descoberto no sul da Europa. De acordo com uma pesquisa publicada no periódico científico Gondwana Research, a Grande Adria (massa de terra “perdida”) tem seus últimos resquícios em parte da Europa. A extensão vai de Turim, no norte da Itália, até o salto da “bota” que forma o País. Quase todo o território de Grande Adria era submerso e composto de rochas sedimentares, mais frágeis que as pedras na massa terrestre dos continentes. Em 2016, um grupo de cientistas estudando ondas sísmicas detectou partes de Grande Adria mais de 1.500 quilômetros abaixo da crosta terrestre.

Contra a decisão do pai
Na votação da Lei de Abuso de Autoridade, o senador Flávio Bolsonaro (PSL-RJ), um dos filhos do presidente Jair Bolsonaro, contrariou a decisão do pai: votou por derrubar vetos à lei que endureceu a punição a juízes, promotores e policiais. Dos 33 dispositivos da lei que haviam sido rejeitados pelo presidente, 18 foram retomados pelos parlamentares na semana passada – cinco deles com o voto do primogênito de Bolsonaro. Conforme o jornal O Estado de S. Paulo revelar relatório do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) que apontava as suspeitas em relação a Fabrício Queiroz, em dezembro do ano passado, o ex-assessor do senador alegou que sua defesa não havia tido acesso às investigações para pedir a paralisação do caso. A justificativa também foi usada por Queiroz para não comparecer a um depoimento na época.

#Compartilhar: Facebook Twitter Google+ Linkedin Technorati Digg

0 comentários:

Postar um comentário

Sivaldo Venerando. Tecnologia do Blogger.