Coluna – Cenário Brasil

Comentarios
Previsão de crescimento da economia aumenta para 0,85%
A previsão de crescimento da economia brasileira feita pelo governo aumentou de 0,81% para 0,85%, neste ano. A estimativa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), soma de todos os bens e serviços produzidos no país, foi divulgada ontem (10), no boletim Macro Fiscal. Para a inflação, a estimativa é calculada pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), e passou de 3,8% para 3,6%, em 2019. De acordo com o secretário de Política Econômica do Ministério da Economia, Adolfo Sachsida, há 3 desafios a serem superados para a retomada do crescimento econômico de longo prazo: um importante, um urgente e um de conjuntura. 

Reprodução

Brasileiro valoriza aprendizagem contínua
Em uma economia em acelerada, na qual o mercado de trabalho ganha nova configuração em ciclos cada vez mais curtos, é preciso estar em permanente aprendizagem. O conceito de lifelong learning (aprendizagem contínua) está fortemente difundido entre os brasileiros. É o que revela uma pesquisa inédita divulgada em agosto deste ano pela empresa britânica Pearson, da área educacional. O levantamento foi realizado com 21,5 mil pessoas entre 14 e 70 anos em nove países. Entre os brasileiros entrevistados, 84% disseram que enxergam a educação continuada como ferramenta essencial para a evolução na carreira. Os índices são expressivos: 81% enquadraram-se na categoria de “aprendizes ativos”. Ou seja, frequentaram algum curso nos três anos anteriores à pesquisa ou pretendem fazer isso em um prazo de três anos.

Volta de foro especial a políticos
A Câmara Federal estuda a volta do foro especial a políticos. A proposta tem a aprovação do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e de um grupo de parlamentares liderados pelo deputado e jurista Luiz Flávio Gomes (PSB-SP) que quer impedir que juízes de primeira instância determinem medidas drásticas contra políticos, como prisão, quebra de sigilos bancário e telefônico, além de busca e apreensão. A intenção é blindar deputados, senadores, governadores, prefeitos, ministros e outros agentes públicos de investigações e julgamentos chamados no Congresso de “ativismo judicial”.

Lava Jato mira o ex-ministro Edison Lobão e seu filho
De acordo com matéria publicada na Veja Online, a força-tarefa da operação Lava Jato deflagrou na manhã de ontem (10) sua 65ª fase, denominada Galeria. O objetivo é investigar corrupção e de lavagem de dinheiro relacionados à Transpetro, subsidiária da Petrobras, e à Usina Hidrelétrica de Belo Monte, no Pará. O filho do ex-senador e ex-ministro Edison Lobão (Minas e Energia), Márcio Lobão, teve a prisão preventiva decretada.

#Compartilhar: Facebook Twitter Google+ Linkedin Technorati Digg

0 comentários:

Postar um comentário

Sivaldo Venerando. Tecnologia do Blogger.