FHC enaltece PSDB e diz que PT “só tem o Lula”

Comentarios
Em entrevista ao BB Brasil, o ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso (1994-2002) falou da de seu partido (PSDB) em relação ao PT. “O PT só tem o Lula com expressão nacional”, já o PSDB, segundo ele, “tem peça de substituição”.
Sobre o primeiro ano de Michel Temer no comando do Brasil, o ex-presidente afirma que o governo fracassou em “levantar o ânimo do país”, ainda que tenha havido “acertos na área econômica”.
Leia alguns trechos da entrevista, concedida na sede do Instituto FHC, no centro de São Paulo ao BBC Brasil.

BBC Brasil - Nos seus diários, o sr comenta que Michel Temer desfigurou a reforma da Previdência enviada ao Congresso na década de 1990. A dificuldade em aprovar a reforma atual seria então um carma de Temer?

Fernando Henrique Cardoso - (Risos) Não é que ele pessoalmente tenha desfigurado. Ele era relator da reforma da Previdência na época, e havia tanta emenda que acabou modificando. Ele ajudou, na verdade. Acho que a reforma, neste momento, vai ter que ser feita. É claro que o Congresso sempre negocia, mas o governo tem tido competência em lidar com o Congresso.

BBC Brasil - Na época do impeachment via-se o PSDB como um grande beneficiário da troca de comando do governo, mas isso mudou com as delações da Lava Jato. Uma refundação do partido seria uma forma de superar isso?

FHC - O PSDB avançou muito nas eleições municipais, (mas) o sistema todo foi abalado pela Lava Jato e é inegável o desgaste de todos os partidos. Isso implica eu não diria uma refundação, mas os partidos têm que falar com o país, dizer 'eu errei' e 'porque eu errei'. E têm que ter uma mensagem renovada. (...) Eu espero que o PSDB consiga.

BBC Brasil - O Lula disse que a desmoralização dos partidos pode levar ao nazismo ou ao fascismo. Concorda?

FHC - Que pode, pode. Em várias circunstâncias, a desmoralização dos partidos resultou em regimes autoritários, o que é ruim. Então você tem que reconstruir o sistema para criar alternativas. Agora o próprio Lula é muito centralizador - o PT só tem o Lula como expressão nacional. Isso é bom para ele mas é ruim, porque não sendo ele (candidato), quem vai ser? E a divisão do Brasil entre eles e nós é negativa, porque leva a essa polarização. Você ter como atitude achar que o mundo é dividido em duas metades, uma boa e uma ruim, não é bom para a democracia. A democracia precisa de personalidades que aceitem o outro. Na verdade o Lula aceita, ele diz isso porque acha vantajoso eleitoralmente. Não é que ele na prática seja intolerante, ele é retoricamente intolerante.

(Foto: IFHC)

#Compartilhar: Facebook Twitter Google+ Linkedin Technorati Digg

0 comentários:

Postar um comentário

Sivaldo Venerando. Tecnologia do Blogger.