Noronha: paraíso terrestre no oceano

Comentarios
Espanhóis, portugueses, franceses, alemães e ingleses lutaram pela posse do arquipélago de Fernando de Noronha, mas o território ficou mesmo foi com os pernambucanos. A 545 km do Recife se localiza o distrito estadual de Pernambuco, sob a proteção e fiscalização do Ibama.  Constitui-se como um dos mais valiosos patrimônios naturais do mundo. O lugar abriga o Parque Nacional de Fernando de Noronha. O arquipélago é composto por 21 ilhas, ilhotas e rochedos. É uma enorme formação vulcânica. As ilhas são partes visíveis de uma cadeia de montanhas submersas. Além de uma natureza encantadora, belas praias e baias, Noronha tem uma interessante história e cultura. As suas praias são promovidas para o turismo e o mergulho recreativo. Próximo à ilha existe a possibilidade de se fazer um mergulho avançado de 62 metros e visitar a corveta afundada Ipiranga.

O arquipélago – Possui diversificada vida marinha, sendo comum observar várias espécies de peixes, tartarugas, tubarões e golfinhos. Também possui variada fauna e flora únicas, e grande variedade de cardumes e corais. Noronha abriga espécies raras de pássaros e uma das maiores colônias reprodutivas de aves marinhas do Atlântico Sul. Tudo isso é uma atração inesquecível para os turistas. Foi declarada pela Unesco patrimônio mundial. É ótimo lugar para o turismo de várias modalidades, porém, por ser fiscalizada pelos órgãos de proteção ao meio ambiente, a ilha tem visitação controlada. O clima do lugar é tropical e tem uma vegetação de Mata Atlântica insular. Seu ponto mais alto é o Pico do Morro, com 321 metros. O mar de Noronha é um dos melhores lugares para a prática de surfe e suas ondas tubulares e cristalinas atraem surfistas de várias partes do mundo. Também é excelente para a prática do mergulho. O lugar é alvo de atuação de cientistas dedicados aos estudos da fauna, flora, geologia e outros. É muito visitado por operadores de rádio-amador.

Melhores atrações – As ilhas e ilhotas do arquipélago totalizam uma área de 26 km. A ilha maior é a única habitada. A porta de entrada dos turistas é a capital, Vila dos Remédios. Visite seus principais pontos turísticos, que indicamos. Baia do Sancho, eleita a mais bonita baia do mundo por usuários, é uma pequena enseada de águas verdes translúcidas. Ótima para a prática de mergulho. É local de desova de tartarugas marinhas. Baia dos Golfinhos, um santuário ecológico e área de preservação máxima. É ponto de observação das atividades de golfinhos rotadores. Baia dos porcos é local de difícil acesso, mas ótima para mergulho. Tem variados aquários naturais formados por recifes. Baia do Sueste abriga as ruínas do forte de São Joaquim e o único mangue em ilha vulcânica do Atlântico Sul. Forte de Nª Sª dos Remédios, erguido em 1737 sobre as ruínas de um primitivo reduto holandês; Igreja de Nª Sª dos Remédios, principal templo religioso da ilha, construído em 1772.  Morro Dois Irmãos; Palácio de São Miguel, sede administrativa da ilha; Praia da Cacimba do Padre; Praia do Boldró; Praia do Cachorro; Praia do Leão.
Foto: Oikos Tour

#Compartilhar: Facebook Twitter Google+ Linkedin Technorati Digg

0 comentários:

Postar um comentário

Sivaldo Venerando. Tecnologia do Blogger.