Reprodução
Os duzentos e cinquenta estudantes e professores de escolas públicas selecionados na etapa estadual chegaram a São Paulo na quarta-feira (23). Durante três dias participaram de novas oficinas de texto, bate-papo com autores, rodas de conversa, atividades culturais e de integração. Entre os destaques da programação estão a palestra do escritor Jessé Andarilho e a visita a Pinacoteca do Estado de São Paulo.
A Olimpíada de Língua Portuguesa é realizada pelo Itaú Social e o Ministério da Educação (MEC) com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec). O objetivo é apoiar os professores da rede pública no aprimoramento das práticas de ensino de leitura e escrita. A partir da metodologia do Programa Escrevendo o Futuro, os professores realizam oficinas de produção de texto com os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. O tema do concurso é “O lugar onde vivo”, um estímulo à reflexão sobre as realidades locais.
O concurso conta com a parceria da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), da Fundação Roberto Marinho e do Canal Futura.
Números desta edição:
4.876 municípios participantes;
42.086 escolas inscritas;
85.908 professores inscritos;
171.035 inscrições nas categorias;
Mais de 5 milhões de alunos participantes das oficinas de leitura e escrita realizadas para a produção dos textos.
Professores vendedores em Relato de Prática categoria Crônica:
Relato: “Da última à primeira crônica”
Solange Andrade Ribeiro
Campo Maior/PI
Escola Municipal Professor Hilson Bona
Relato: “Reescrevendo caminhos”
Flávia Figueiredo de Paula Casa Grande
Jardim Alegre/PR
Colégio Estadual do Campo José Martí
Relato: “E a senhora, professora: Vai escrever sobre o quê?”
Silvania Paulina Gomes Teixeira
Santa Bárbara do Leste/MG
Escola Estadual Monsenhor Rocha
Relato: “Me ajuda a ver?”
Panagiota Thomas Moutropoulos Aparício
Urupês/SP
Escola Municipal Athayr da Silva Rosa
0 comentários:
Postar um comentário