16ª Semana Nacional de Museus

Comentarios
De 14 a 20 de maio de 2018, 1.130 instituições museológicas de todo o país participam da 16ª edição da Semana Nacional de Museus, temporada cultural promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) em comemoração ao Dia Internacional de Museus (18 de maio). Neste ano, cinco museus ligados à Secult-PE/Fundarpe integram-se à programação do evento, que apresenta como tema Museus Hiperconectados: Novas abordagens, novos públicos: Estação Central Capiba/Museu do Trem, Museu do Estado de Pernambuco, Museu de Arte Sacra de Pernambuco, Museu Regional de Olinda, Museu do Barro de Caruaru, além do Centro Cultural Cais do Sertão, gerenciado pela Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco.
Para a presidente da Fundarpe, Márcia Souto, o tema do evento propõe uma aproximação das instituições com seus públicos tanto pelo viés tecnológico quanto por outras conexões. “Ao mesmo tempo em que museus investem em tecnologia para alcançar novos públicos, ainda é indispensável esforços para engajar quem está fora desse universo online. Enquanto gestores públicos, o nosso papel é discutir, repensar e dar vazão a essas estratégias que valorizem nossos equipamentos culturais e, consequentemente, atraíam cada vez mais público para eles”, diz a gestora.
Veja a programação completa dos museus pernambucanos:
MEPE
Os visitantes poderão conferir a exposição permanente “O Casarão e a Cidade, usos de costumes”, que retrata a história do Palacete do Filho do Barão de Beberibe e os costumes da sociedade pernambucana no século 19.
MASPE
No Maspe, em Olinda, o público poderá conferir, na segunda-feira (14), das 10h às 17h, uma vista mediada à “Coleção de Arte Sacra e Arte Popular Religiosa” do equipamento. Na terça-feira (15), das 14h às 16h, haverá uma oficina “Com o Barro nas Mãos: a arte da integração”, mediada pela artesã Jacira Lucena.
MUSEU DO TREM
A Estação Central Capiba/Museu do Trem está na rota da 16ª Semana Nacional de Museus com o jogo didático “Pare, Olhe, Pense”. As atividades, voltadas para os alunos do Ensino Médio, acontecerão gratuitamente de terça a quinta-feira (15 a 17 de maio), e poderão ser agendadas previamente pelo e-mail: educativomt@gmail.com.
MUREO
No Mureo, localizado também em Olinda, os visitantes poderão conferir o todo o acervo do equipamento cultural, que compreende grande valor histórico para a vida social, religiosa e política da cidade, propiciando ao observador uma visão da casa pernambucana de séculos passados, por meio do mobiliário, prataria, louças, pinturas e demais peças.
MUBAC
Em Caruaru, o público poderá conferir a exposição “A Arte Popular Religiosa”, que revela a relação de fé e devoção, a partir de peças produzidas por artesãos e artistas que comungam desse imaginário da religiosidade popular. Além disso, haverá duas rodas diálogos na quarta (16), às 15h, e na quinta-feira (17), às 9h, sobre os “Museus Conectados na palma da sua mão: teclando você faz uma viagem”, mediada por Eliane Sotério. A atividade é voltada aos alunos e professores da rede pública da cidade.
CAIS DO SERTÃO
O Cais do Sertão preparou uma semana recheada de interação, tecnologia e informação. A mediação ‘No Meu Bornal Tem’, ação educativa desenvolvida pelos educadores do espaço, entra na programação oferecendo ao público uma mediação totalmente acessível para todos. Além da mediação, o Cais do Sertão ainda oferece ao público experimentações com o uso da realidade aumentada para informações sobre o seu conteúdo, uma forma de integrar o público visitante com o acervo exposto. Confira aqui programação completa do equipamento cultural.
Para mais informações, acesse: guiadaprogramacao.museus.gov.br.
Foto: Divulgação

#Compartilhar: Facebook Twitter Google+ Linkedin Technorati Digg

0 comentários:

Postar um comentário

Sivaldo Venerando. Tecnologia do Blogger.