O perfil do novo profissional

Comentarios
O mercado de trabalho vive um novo momento. Nunca, em nenhuma fase da história da humanidade, se necessitou tanto de priorizar nos postos de trabalho os profissionais que tenham o perfil de mutação constante. O fenômeno mundial, já em acelerado avanço nas metrópoles brasileiras, tem mexido com empresas e profissionais do interior pernambucano. 
Na zona da Mata Norte e Agreste Setentrional do Estado, pelo menos seis cidades de médio e grande porte têm aderido a essas exigências. Empresas, prestadoras de serviço e escolas de Carpina, Limoeiro, Surubim, Santa Cruz do Capibaribe, Caruaru e Toritama já usam a metodologia de desenvolvimento e capacitação humana, conhecida como coaching. Em ascensão no mercado, o método ministrado por um coach (instrutor) é um dos que mais crescem no mundo.
A necessidade de trabalhar pessoas para o desenvolvimento humano surge num momento de transição em que é fundamental para o profissional buscar um novo modelo de carreira que o prepare para o futuro. “É importante entender que a palavra desenvolvimento significa sair do envolvimento, ou seja, romper casulos e voar. Consequentemente, os benefícios estão relacionados à construção de vida própria e da visão sobre a mesma, de forma clara e objetiva”, comenta a psicóloga e coach Soraya Matos (foto), da SM Consultoria.
O modelo de profissional que atua em áreas específicas parece estar com os dias contados. Agora, o profissional disputado pelas organizações é o que consegue ser multitarefa em um mercado em frequente mudança. Portanto, é válido mudar de carreira sempre que necessário. E quando essa decisão oferece ascensão profissional, é ainda mais gratificante. “Considerar que profissão não é carreira, faz toda diferença quando se planeja o futuro. Sem um mapeamento do que se quer, como e quando, será impossível contribuir para novos resultados, gerando instabilidades e falta de engajamento”, aconselha Soraya.
A consultora empresarial considera ser fundamental para as empresas contratarem um profissional de coaching. “Trata-se de um profissional que irá atuar, sem induções, nas soluções e novos olhares. Um “coach” nas empresas funciona como um consultor diferenciado, porque atua na área humana e no desenvolvimento de diretores, gestores, colaboradores e executivos, o que acaba resultando em mudanças positivas na condução dos negócios, no ambiente de trabalho e na melhoria no desempenho de profissionais com dificuldades de performance”, pontua. 
No novo formato empresarial, cabe aos empreendedores buscar a excelência nos serviços para se destacar no mercado.

#Compartilhar: Facebook Twitter Google+ Linkedin Technorati Digg

0 comentários:

Postar um comentário

Sivaldo Venerando. Tecnologia do Blogger.