Professora incentiva alunos a registrarem trajetórias em resenhas literárias

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A professora de Língua Portuguesa Quitéria Éden Batista Leite, da Escola de Referência em Ensino Médio José de Almeida Maciel, de Pesqueira (PE), incentivou seus alunos do 1º ano do Ensino Médio a registrarem suas trajetórias em resenhas literárias. Rodas de leitura e de conversa, vídeos, produções escritas, indicações literárias fizeram parte da sequência didática desenvolvida por ela. Como resultado, a elaboração de textos consistentes e a leitura de variadas obras literárias passaram a integrar a rotina dos alunos.
O trabalho de Quitéria, intitulado “Da leitura à escrita - Trilhas a serem percorridas” foi uma das dez práticas inovadoras no ensino de leitura e escrita reconhecidos durante o Seminário “Com a palavra, o professor-autor”, realizado pelo programa Escrevendo o Futuro da Fundação Itaú Social. O Programa realiza bianualmente a Olimpíada de Língua Portuguesa, em parceria com o Ministério da Educação e com a coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária - Cenpec.
“É dever da escola despertar e intensificar o hábito da leitura, apresentar autores nacionais, ampliar seus repertórios literários, bem como repensar o uso da língua em espaços de leitura e escrita não-literários, abrindo espaço para o circuito paralelo, ou seja, obras que muitas vezes não estão na escola, mas que os jovens consomem e que circulam entre eles, justamente, por tratarem dos seus universos”, declara a professora em seu relato.
Os trabalhos foram selecionados entre os 200 Relatos de Prática inscritos pelos docentes que orientaram os alunos semifinalistas da 5ª edição da Olimpíada, realizada em 2016.

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