Embora o Brasil do PT tenha tido fraco desempenho na economia; embora tenha uma educação pífia, isso não é culpa do governo. Como já tinha empurrado a responsabilidade da crise econômica nas costas da “comunidade internacional”, Lula agora arranjou alguém para carregar a culpa dos atrasos na educação brasileira.
O ex-presidente responsabilizou o período da colonização portuguesa, até 1822, pelos problemas do sistema educacional do Brasil. “Eu sei que isto não agrada aos portugueses, mas Cristóvão Colombo chegou a Santo Domingo (atual República Dominicana) em 1492, e em 1507 já tinha sido criada uma universidade lá. No Peru em 1550, na Bolívia em 1624. No Brasil, a primeira universidade surgiu apenas em 1922”, afirmou.
Lula desconhece que as primeiras universidades brasileiras só foram fundadas no começo do século 20. No período colonial existiam instituições de ensino superior no país, como a Real Academia de Artilharia, Fortificação e Desenho, de 1792, e a Faculdade de Medicina da Bahia, criada em 1808.
A culpa pelo atraso na educação
Sivaldo Venerando. Tecnologia do Blogger.
0 comentários:
Postar um comentário