Coluna – Cenário Brasil

Comentarios
Foto: Agência Estadual de Notícias

Verba para penitenciárias retidas
As verbas destinadas às penitenciárias foram retidas pelo governo federal. No ano passado apenas 35% do dinheiro do Fundo Penitenciário Nacional (Funpen) foi usado para reformas e construções no sistema carcerário do País. Duas grandes rebeliões em presídios do Pará e do Amazonas deixaram 112 detentos mortos. Havia em caixa R$ 912,5 milhões para aplicar no ano, mas até 31 de dezembro só R$ 322 milhões foram executados, segundo dados dos sistemas do governo extraídos pela ONG Contas Abertas e obtidos pelo Estado. A União diz que os governos estaduais precisam cumprir critérios para ter a verba.

PF para Fátima Bernardes
O deputado federal e pastor Otoni de Paula (PSC-RJ) acionou a Polícia Federal contra a apresentadora Fátima Bernardes após uma apresentação da funkeira Ludmilla no programa “Encontro”. De acordo com o congressista, a atração teria feito apologia ao uso, cultivo e venda de maconha após a cantora ter se apresentado no dia 23 de dezembro, quando cantou seu hit “Verdinha”. “Eu fiz um pé lá no meu quintal / Tô vendendo a grama da verdinha a um real”, diz a letra da música.

Aumento de 9,4% na venda de veículos novos
Dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) mostram que o setor registre, este ano, um aumento de 9,4% na venda de veículos novos. A projeção é de que 3,05 milhões de unidades, entre automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus sejam licenciados. No ano passado, o volume foi de 2,79 milhões. Quanto às exportações, a perspectiva é de recuo. Para 2020, a remessa deve se aproximar de 381 mil veículos, ante os 428 mil registrados no ano passado.

Brasil de paz com o Irã 
Para o bem geral da nação, o presidente Jair Bolsonaro evitou polêmicas com o Irã. Mesmo depois de a chancelaria iraniana ter convocado uma representante da embaixada brasileira no país para explicar o posicionamento do Ministério das Relações Exteriores, o presidente disse que vai manter o comércio com o país persa e considerou ser um direito do governo ter feito a convocação à embaixada. Negou que retribuirá o gesto, mas voltou a dizer que repudia o terrorismo no mundo e bancou que essa permanecerá sendo a posição do Executivo. 

#Compartilhar: Facebook Twitter Google+ Linkedin Technorati Digg

0 comentários:

Postar um comentário

Sivaldo Venerando. Tecnologia do Blogger.