Uruguai se posiciona como destino para turismo de observação de aves

Comentarios
Foto: Matias Belbey

O gorjear e a coloração das asas de albatrozes, petréis, “capuchinos” e cardeal amarelo, espécies ameaçadas que ainda estão no Uruguai, deslumbram milhares de turistas que buscam anualmente uma aproximação visual com essas aves.

Em apenas uma saída, o turista pode visualizar até 90 variedades de pássaros no Uruguai. O país ganhou espaço no turismo de avistamento de aves. A região reúne uma diversidade de espécies possíveis de observar a curtas distâncias e em pouco tempo, incluindo algumas ameaçadas de extinção das quais é possível a observação fácil e acessível.

Não é de surpreender que o "Río de Los Pájaros Pintados" ou Rio Uruguai, no Guarani, seja o nome do rio, que deu nome ao país por causa da diversidade de pássaros que voam sobre o céu uruguaio. Hoje, são mais de 500 espécies entre as residentes e as dos movimentos migratórios, determinadas pelo fenômeno das mudanças climáticas.

Segundo o biólogo Adrián Stagi, coordenador executivo da organização “Aves Uruguay”, o vizinho tem “condições extraordinárias para a prática do ecoturismo em áreas naturais e rurais”. A porta de entrada para a observação de aves no Uruguai é o “Parque Nacional Esteros de Farrapos”, na zona costeira do país (chamado "Corredor de los Pájaros Pintados"), há 5 ecossistemas convergentes e isso permite observar todas as variedades de aves.

O parque é acessado a partir de Nuevo Berlín, a 45 km da cidade de Fray Bentos e acessado pela Rota Nacional Nº 20. A cidade possui a estação fluvial Nuevo Berlín, para o desenvolvimento de atividades náuticas recreativas no rio Uruguai, com um centro de informações turísticas.

#Compartilhar: Facebook Twitter Google+ Linkedin Technorati Digg

0 comentários:

Postar um comentário

Sivaldo Venerando. Tecnologia do Blogger.