A data de emancipação política de Limoeiro

Comentarios
Através de pesquisas realizadas por membros do Instituto Histórico, Geográfico e Cultural de Limoeiro (IHGCL), foi observado que a data de 6 de abril de 1893, em que se comemora a Emancipação Política do município, não tem base em nenhuma Lei Provincial ou Estadual, condição primordial para dar-lhe a devida independência. Esse foi o primeiro ponto para a constatação de que algo estava errado. Entretanto, encontramos o Alvará Régio expedido pelo Príncipe Regente, D. João, emancipando Limoeiro e mais três cidades com a data de 27 de julho de 1811.
Logo em seguida confirmamos que, ao se tornar município autônomo, com Câmara Municipal, Comarca, Cadeia e Pelourinho, Limoeiro tinha dois distritos: Bom Jardim e Taquaritinga do Norte. Veio então outra questão fundamental que é a celebração da emancipação desses atuais municípios, pois Bom Jardim tem 147 anos e Taquaritinga 141 anos de Emancipação Política. Logo, Limoeiro, de cujo território foram desmembrados, não pode ter apenas 125 anos, mas 207 anos. Para confirmar nossa pesquisa, o prof. Antônio Vilaça deixou escrito que a data de 6 de abril de 1893, marcante por ser a eleição do primeiro prefeito, foi apenas uma sugestão dada por ele, nos anos 1960, a um grupo de estudantes que lhe indagaram sobre em que data Limoeiro deveria celebrar a Emancipação Política. Só isso, uma sugestão e nada mais; documento que confirme a independência municipal não existe, como já enfatizamos.
E de quem é a culpa, se é que há culpado? De ninguém. Assim é a história, uma ciência que traz à luz a verdade dos fatos. Nessa mesma comemoração equivocada estavam Vitória de Santo Antão, Cabo de Santo Agostinho e Paudalho. Porém, com base nas provas incontestáveis, vereadores e prefeito fizeram justiça histórica, permitindo que todo munícipe em idade escolar passe a ter autenticidade quando questionado sobre suas origens. Além disso, os que estão em fase de conclusão de curso na área de História, não mais cometerão engano em seus TCC’s.
Na mesma linha segue Limoeiro. Através do Instituto Histórico, foi solicitada uma audiência pública na Câmara Municipal de Vereadores. A reunião realizou-se no dia 10 de dezembro passado com uma recepção muito positiva por parte dos representantes do povo limoeirense. Ficou acertado que o Projeto de Lei propondo a correção da data será elaborado coletivamente.   
Após a aprovação do Projeto de Lei, os vereadores Juarez Cunha (presidente) Bau da Capoeira, Luiz Antônio, Ciciu, Zélia de Ribeiro do Mel, Batalha dos Mendes, Beto de Washington, José Higino, Robertinho Galvão, Daniel do Mercadinho, Zózimo Albuquerque, Marcos Sérgio, Marquinhos Paz, Jairo do Cedro e Ronaldo Só Zueira darão conhecimento ao prefeito João Luís Ferreira Filho, para que baixe um Decreto determinando a Emancipação Política na data correta, 27 de julho.
Durante todo esse processo, a sociedade através de grupos, instituições e meios de comunicação, terá a oportunidade de debater o momento histórico. Ficam nossos agradecimentos a todos esses personagens e aos advogados e ex-vereadores José Barbosa de Souza e Maria Inez Duarte, que, como sócio-fundadores do Instituto Histórico, Geográfico e Cultural de Limoeiro, têm contribuído decisivamente para o sucesso dessa empreitada.
Foto: Eduardo Augusto

#Compartilhar: Facebook Twitter Google+ Linkedin Technorati Digg

0 comentários:

Postar um comentário

Sivaldo Venerando. Tecnologia do Blogger.