Professor descobre maior palmeira imperial do mundo em Rio Claro

Comentarios
Professor e pesquisador da Unesp em Rio Claro, Mauro Galetti descobriu com a ajuda de um estudante estrangeiro aquela que está sendo descrita como a "maior palmeira imperial do mundo", localizada no horto florestal da cidade do interior paulista.
Doutorando da universidade dinamarquesa de Aarhus, o suíço Vincent Fehr estava mapeando espécies exóticas no horto e havia lido semanas antes um artigo científico sobre as palmeiras mais altas do mundo em uma revista especializada. Na medição da altura das palmeiras com um clinômetro -instrumento usado para medir o ângulo de um plano ou linha inclinada em relação ao horizonte- o estudante estrangeiro se espantou com a altura de uma delas. "Foi quando ele disse para mim: ‘acho que essa bateu o recorde’", lembra o professor Mauro Galetti. 
De acordo com a revista da Sociedade Internacional de Palmeiras, a palmeira imperial mais alta já registrada tem 39 metros de altura. A do horto florestal de Rio Claro chegou a 42,5 metros. “Foi uma descoberta por acaso", conta Galetti.
O plano agora é descrever a palmeira imperial do horto de Rio Claro para a revista especializada e formalizar a descoberta, tornando-a uma referência para despertar o interesse das pessoas por ecologia e também pela história local. O professor da Unesp estima que a espécie tenha entre 130 anos e 150 anos.
“Pela história que levantamos, ela provavelmente foi plantada pelo Barão de Piracicaba quando ali se plantava café", diz Mauro Galetti.
Foto: Divulgação

#Compartilhar: Facebook Twitter Google+ Linkedin Technorati Digg

0 comentários:

Postar um comentário

Sivaldo Venerando. Tecnologia do Blogger.