Memória (nascimento de Luther King)

Comentarios
Em 15 de janeiro de 1929, Martin Luther King Jr., nasceu em Atlanta, Geórgia. Era filho de um ministro baptista, estudou teologia e, em 1955, organizou o primeiro grande protesto do movimento dos direitos civis dos cidadãos afro-americanos: o boicote Montgomery em Alabama.
Foi influenciado por Mahatma Gandhi e intercedeu pela desobediência civil não violenta perante a segregação racial nos Estados Unidos. Os protestos pacíficos que dirigiu nos estados do sul encontraram-se rapidamente com respostas violentas, mas King e os seus seguidores mantiveram-se fiéis às suas crenças.
Como orador, King fez um apelo aos ideais norte-americanos e cristãos, e lentamente foi ganhando o apoio do governo federal e de movimentos brancos do norte. Em 1963 colocou-se à frente de uma marcha maciça até Washington, que atraiu mais de 200.000 cidadãos, e em 1964 foi condecorado com o Prêmio Nobel da Paz. Em 1968, King tentou reunificar e reviver o seu movimento mediante uma “Marcha dos pobres” sobre Washington. No dia 4 de abril foi assassinado em Menfis, Tennessee, semanas antes de iniciar a Marcha.
Foto: Wikipedia

#Compartilhar: Facebook Twitter Google+ Linkedin Technorati Digg

0 comentários:

Postar um comentário

Sivaldo Venerando. Tecnologia do Blogger.