Entrevista - A importância de um coach nas empresas

Comentarios
As empresas brasileiras cada vez mais aderem à importância do desenvolvimento profissional. Ana Cláudia Bezerra, palestrante, consultora em marketing, gerente comercial e de marketing/ jornalista, locutora e administradora, já atendeu mais de trezentas e oitenta empresas de diversos seguimentos. 
Na entrevista a seguir, Ana Cláudia explica como empresas e profissionais devem agir perante os novos desafios do mercado. 

Por que é importante as empresas contratarem um coach?
Na competitividade diária do século XXI e, principalmente, em um cenário onde indivíduos têm ao seu alcance enxurradas de informações e diversas maneiras de distração que afetam gestores e profissionais de todas as áreas, afastando-os dos objetivos, um coach faz toda diferença no mercado empresarial. O processo de coaching dentro de uma empresa, seja ele em grupo ou individual, favorece consolidar projetos, focar nas metas, motivar e orientar a equipe, fortalecendo os líderes para terem alta performance na condução dos liderados. O coach dentro das empresas - sejam elas privadas, públicas ou mistas - favorece o desenvolvimento das habilidades individuais, levando a empresa a ter um quadro de funcionários que ocupem os cargos corretos, para elevar o diferencial competitivo e impulsionar o crescimento da mesma no mercado corporativo em que atua.

Fazer o que gosta é essencial para o cenário atual. Como chegar a ser o profissional de excelência? Isso garante reconhecimento e recompensa financeira?
Fazer o que gosta é bom e importante, só que muitos de nós fazemos o que gostamos e não nos damos conta de que já fazemos, até passar por um processo de coahing. Outros dizem amar o que fazem e descobrem que não é bem assim. Eu explico: se você vai dormir no domingo, chateado (a) por ter que ir ao trabalho no dia seguinte, você é um potencial cliente de coaching. Se você até gosta do que faz e não está feliz, tem dúvidas com relação ao que está vivendo agora ser bom ou não para você, não consegue ter foco no que você quer para sua vida, sua carreira ou sua empresa; mesmo amando o que faz, faça urgente um processo de coaching. 

Como é a atuação do coaching?
O coaching trabalha com ferramentas que permitem que os profissionais desenvolvam e alcancem alta performance em suas carreiras e, com isso, maximizem seus resultados. Assim, o profissional chega à excelência, tornando-se mais dinâmico, criativo e com a competitividade elevada, proporcionando melhoria profissional e financeira. Hoje saber manter o foco na meta, construir e colocar de imediato o plano em prática para atingir essa meta, valoriza o profissional e ele se torna um diferencial competitivo desejado pelo mercado. Um profissional liberal, por exemplo, que detecta sua meta com o processo de coaching, consegue chegar ao seu objetivo com maior rapidez ao fazer um processo. O coach leva o seu cliente, que é o coachee, a sair de onde ele está agora em direção ao resultado que ele tanto deseja, em um espaço curto de tempo, fazendo uso de ferramentas poderosas de desenvolvimento. (Entrevista publicada no jornal Voz do Planalto)

#Compartilhar: Facebook Twitter Google+ Linkedin Technorati Digg

0 comentários:

Postar um comentário

Sivaldo Venerando. Tecnologia do Blogger.