O histórico 24 de agosto de 1954 ficou marcado na lembrança dos brasileiros. No Palácio do Catete, sede da Presidência da República à época, Getúlio Vargas enterrou um tiro no coração e, como ele próprio previa, entrou para a história.
O gesto pôs fim a sua situação política vista como “insustentável”. O coronel João Adil de Oliveira, encarregado do Inquérito Policial-Militar, havia declarado, a 19 de agosto, que o atentado contra Carlos Lacerda fora planejado dentro do Catete. O vice-presidente e os militares pressionavam Getúlio para que renunciasse. A decisão pelo suicídio salvaria a biografia de Vargas, único ditador a habitar o citado palácio presidencial.Este ano, o jornalista Lira Neto acaba de lançar Getúlio 1945-1954, que relata a trajetória de poder do ex-presidente gaúcho. Algumas curiosidades que estão no livro, nós selecionamos para você leitor.
1. Getúlio nasceu em 1882 em São Borja, cidade gaúcha, na fronteira com a Argentina. serviu o Exército e se formou em Direito, em Porto Alegre. 2. Em 1930, perdeu a eleição presidencial para Júlio Prestes. Houve graves denúncias de fraude nas urnas. Quando consegui chegar à presidência, fechou o Congresso Nacional e suspendeu a Constituição.
3. Em 1937, rasgou a Constituição e implantou uma ditadura, que chamou de Estado Novo.
4. Em 1942, na Segunda Guerra Mundial, apoiou os Aliados (Estados Unidos, Inglaterra e França) contra o Eixo (formado pela Alemanha nazista de Hitler, Itália e Japão).
5. Foi derrubado pelos militares em 1945 e, após 15 anos no poder, recolheu-se à sua cidade natal, São Borja, passando a morar em uma pequena casa, de sua propriedade.
Memória (relembre a data histórica da morte de Getúlio Vargas)
Sivaldo Venerando. Tecnologia do Blogger.
0 comentários:
Postar um comentário