Literatura (dicionário de termos regionais)

Comentarios
Brasileiros ou turistas de qualquer nacionalidade, agora têm às mãos o instrumento ideal para se comunicarem melhor em visita às belezas naturais de Pernambuco.
O Dicionário de Pernambuquês, do poeta, professor e advogado José Barbosa de Souza reúne mais de dois mil verbetes e se ocupa de descrever a natureza espontânea do falar pernambucano.Os termos e expressões comentados têm o dom de fazer o leitor emociona-se ou rir. Alguns podem, talvez, enrubescer, mas todos prender-se-ão ainda mais à leitura.
Dicionário de Pernambuquês é o registro particular e satírico que faltava à nossa gente. Nele, até o sujeito “arrochado” debocha de si mesmo ao “ se ver” em situação inusitada. E, em seu conteúdo, a grandeza na forma de se expressar de um povo, ganha aspectos hercúleos.Alguns anos antes, o autor lançou Rosário de Prosas. O livro tornou-se leitura de cabeceira para muita gente, devido à espontaneidade humorística. O volume traz causos engraçados e pitorescos, que remontam o retrato interiorano e popular das gentes dos diversos recantos de Pernambuco, e assim eterniza-se pela prosa limpa e vigorosa.
Antes de Rosário de Prosas, o Dr. José Barbosa de Souza publicou Registros D’Alma, e Rimas do Meu Viver (ambos de poesia), em que as ocorrências da sua vida são transformadas em versos de estilo clássico. São poemas que tocam a alma e causam o efeito emocionante onde os sonhos e as paixões fazem-se universais.Como poeta e escritor de apurado gosto literário, o escritor José Barbosa de Souza acrescenta valor a sua marca definitiva nas letras como o glosador capaz, o intelectual refinado e o homem do povo que cultua a erudição e o matutês. É um poeta na essência da palavra, mas livre da nostalgia que este gênero costuma acrescer aos que dele fazem uso. Como humanista que é, envereda muito mais pela alegria peculiar e o entusiasmo com a vida.
O Dicionário de Pernambuquês tem muito disso, sendo puro entusiasmo. É o comportamento irrestrito de nossa gente, escancarado ao mundo. O conteúdo, como descreve o autor, é romanceado, filosofado, humorizado e apimentado. Será tarefa difícil encontrar outro dicionário de termos específicos mais prazeroso de ler.

Como encontrar - Dicionário de Pernambuquês, de Barbosa de Souza, foi lançado recentemente pela Companhia Editora de Pernambuco (Cepe). A obra estará disponível nas bancas, livrarias e boxes turísticos do Estado.

#Compartilhar: Facebook Twitter Google+ Linkedin Technorati Digg

0 comentários:

Postar um comentário

Sivaldo Venerando. Tecnologia do Blogger.