Artigo (A importância dos museus para as cidades)

Comentarios
Era para ser diferente, mas a maioria das cidades centenárias do Brasil não possui museu. Limoeiro inclui-se entre elas, embora possua material de pesquisa para montar o seu.
A museologia ocupa-se de conservar e exibir obras, documentos e objetos. Com isso, fica preservada a memória de um povo, servindo como matéria pedagógica e, até turística.Sabemos que há muito fala-se na criação do museu do Coronel Chico Heráclio, sob a intenção de explorar o turismo local. Isso, por si só, tem validade positiva. O fato de manifestar o interesse de ter um museu, não fará com que o dito cujo surja a um passe de mágica. Será necessário empenho da sociedade e dos governantes. Empenho contínuo, diga-se, para que o projeto torne-se realidade.
Outra sugestão interessante seria montar o museu da radiofonia. Limoeiro é um celeiro de comunicadores atualmente e, muitos nomes inesquecíveis do passado e do presente poderiam imortalizar-se. Com organização, consegue-se material suficiente para a empreitada. Isso realizado, a sociedade ganha, e todos se beneficiam.Um museu na cidade traz inúmeros benefícios. Um deles: a manutenção da memória de viva de um povo. Outro: o fortalecimento dos ideais pedagógicos construtivistas. Mais um: a visitação pública com dividendos financeiros, por meio do turismo. O último, mas não menos importante: a cidade adquire maior referencial nacional e até mundial.
Ainda que, culturalmente, o brasileiro não costume visitar museus – devido a ideia errônea de que os mesmos são apenas instituições sem uma função especifica – há técnicas modernas interessantes que podem resgatar o interesse das pessoas por visitar essa ferramenta importante na formação educacional de um povo.
Para isso, será necessário o aprimoramento da metodologia de orientação em visita guiada. O uso das novas tecnologias pode ser um delas. Por sua vez, os agentes pedagógicos precisam planejar bem as visitas e conhecer detalhadamente o ambiente, discutir isso em sala de aula para, em seguida, levar os alunos a entrarem nesse mundo de descobertas.

#Compartilhar: Facebook Twitter Google+ Linkedin Technorati Digg

0 comentários:

Postar um comentário

Sivaldo Venerando. Tecnologia do Blogger.