A Comissão de Anistia do Ministério da Justiça irá entregar, às 12h de hoje (27), documentos históricos sobre a ditadura civil-militar (1964-1985) à Comissão Estadual da Memória e Verdade Dom Helder Câmara, de Pernambuco. Os documentos serão entregues pelo presidente da comissão federal, Paulo Abrão, a Manoel Severino Moraes de Almeida, conselheiro da comissão pernambucana.
O acervo documental é composto por mais de 700 páginas, divididas em 14 documentos originais produzidos pelo Instituto de Polícia Técnica da Secretaria de Segurança Pública de Pernambuco entre 1968 e 1977. Todos os documentos foram integralmente digitalizados pela Divisão de Arquivo da Comissão de Anistia, onde também estarão disponíveis para consulta pública.Entre outros documentos, serão entregues:
• O exame do local da morte do Padre Antônio Henrique Pereira Neto, auxiliar direto de Dom Helder Câmara sequestrado, torturado e assassinado em 27 de maio de 1969 por um grupo do Comando de Caça aos Comunistas e de agentes da polícia civil de Pernambuco.
• Informações sobre a morte do estudante Odijas Carvalho Souza, registradas no documento relativo ao desmantelamento, pela repressão, de um aparelho do Partido Comunista Brasileiro Revolucionário (PCBR).• O laudo pericial original relativo ao atentado a bomba ao Aeroporto de Guararapes, que provocou duas mortes em 1966. Fonte: agencia@mj.gov.br
Anistia (Documentos históricos entregues à Comissão da Verdade de Pernambuco)
Sivaldo Venerando. Tecnologia do Blogger.
0 comentários:
Postar um comentário