De acordo com estatísticas do Sebrae, 95% das empresas que são abertas, quebram antes dos três anos de existência. Pensando nisso, o administrador e ex-consultor do Sebrae, Rafael Abud, escolheu as dez dicas que podem salvar seus negócios.
O texto na íntegra está num artigo intitulado Dez Dicas para Evitar a Quebradeira. Abaixo, resumo do artigo.
1 – O Estado deve se posicionar como parceiro do empreendedor, e não como opressor administrativo de suas atividades. A mudança requer que a burocracia seja deixada de lado em detrimento da pró-atividade.
2 – A visão de políticos conscientes e dispostos a ajudar os pequenos empreendedores, “criando mecanismos legais de sobrevivência, tais como: carência na arrecadação tributária e na fúria arrecadatória dos fiscais”.
3 - Linhas de crédito subsidiadas que possibilitem o desenvolvimento sustentado pelo governo, para pagamento após a estabilização.
4 - Mecanismos de recompensas tributárias proporcional ao número de empregos oferecidos.
5 - Privilégio e cotas obrigatórias nas contratações do governo.
6 - Criação de um Poupa Tempo Empresarial para esclarecer os entraves burocráticos de instalação dos estabelecimentos, evitando multas e problemas fiscais.
7 - Criação de Mecanismos práticos de renegociação de dívidas para as empresas existentes, antes da negativação do nome e das ações na justiça.
8 - Desenvolvimento permanente de ações de capacitação gerencial e negocial para tornar cada empreendedor mais preparado para o desenvolvimento.
9 - Promoção de feiras de negócios para as comunidades, onde cada empresa participe ajudando à população de baixa renda com utensílios domésticos, material escolar, mantimentos, agasalhos a preços simbólicos e populares.
10 - Mecanismos protecionistas para evitar o sufoco pelas grandes empresas, para que não venha a causar o esvaziamento da clientela para os pequenos.
Dicas para pequenas empresas
Sivaldo Venerando. Tecnologia do Blogger.
0 comentários:
Postar um comentário