7º Prêmio Hermilo Borba Filho de Literatura

Comentarios
Fomentar a produção de obras de literatura em todas as macrorregiões de Pernambuco, por meio de estímulo à criação literária e editorial. Este é o objetivo da sétima edição do Prêmio Hermilo Borba Filho de Literatura, lançado pelo Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Cultura, Fundarpe e Cepe Editora.

Poderão se inscrever pernambucanos natos ou que comprovem residência no estado há, pelo menos, dois anos, e que sejam autores de obras inéditas nos seguintes gêneros: conto, poesia ou romance. Por inédito, o edital entende que o original não tenha sido publicado em formato livro, seja físico ou digital, mesmo que partes do seu conteúdo estejam em plataforma digitais como blogs, sites ou redes sociais. O Prêmio Hermilo Borba Filho de Literatura distribuirá R$ 90 mil em prêmios.

As inscrições são gratuitas e deverão ser feitas no período de 27 de janeiro a 31 de março de 2020, exclusivamente pelo Mapa Cultural de Pernambuco, através do link www.mapacultural.pe.gov.br/oportunidade/225.

Este ano, serão entregues cinco prêmios de R$ 18 mil: um para o vencedor de cada macrorregião: Metropolitana, Mata, Agreste e Sertão, além do “Grande Prêmio”, que é a melhor obra dentre todas as regiões. Todos os livros vencedores serão publicados pela Cepe Editora. Os vencedores também poderão passar a integrar atividades de formação do público leitor (oficina, palestra, recital), dentro da programação de literatura realizada pela Secult/Fundarpe.

“É um prêmio muito importante e estratégico. Além do Prêmio Hermilo, temos para o setor da literatura, em Pernambuco, os prêmios Cepe Nacional e Cepe Nacional Infantojuvenil. O fortalecimento desses concursos é uma demanda prevista no Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (PELLLB). Então ficamos felizes em ver que, além de incentivar e valorizar a criação literária, revelando novos autores, estamos com esta ação fortalecendo a própria política pública destinada a este segmento, pelo Governo do Estado”, coloca Gilberto Freyre Neto, secretário de Cultura de Pernambuco.

“Importante destacar também a repercussão do prêmio para o segmento da literatura em Pernambuco. Em ações que realizamos, como o projeto Outras Palavras, nas escolas públicas do Estado, ou no projeto Livros Livres, os livros vencedores do Prêmio Hermilo de Literatura são distribuídos e discutidos. Os escritores também são convidados a darem palestras e assim estimular a formação de um novo público leitor”, coloca Marcelo Canuto, presidente da Fundarpe.

O julgamento será feito em duas etapas, por duas comissões distintas, entre os dias 27 de abril a 18 de setembro de 2020 (primeira etapa) e 22 de setembro a 23 de outubro de 2020 (segunda etapa). Caberá à comissão julgadora da primeira etapa indicar à comissão julgadora da segunda etapa até 20 (vinte) livros finalistas, sendo preferencialmente cinco de cada macrorregião do Estado. Serão critérios de julgamento das obras: Originalidade/Singularidade (proposta de vanguarda ou peculiar dentro da tradição literária); qualidade técnica (demonstração de domínio das técnicas da narrativa ou do poema) e domínio da linguagem (norma padrão da língua ou adequação da linguagem às variedades pertinentes na construção das vozes das personagens ou do eu lírico/épico).

O 7º Prêmio Hermilo Borba Filho de Literatura se apresenta com algumas mudanças em relação a sua última edição. “As alterações buscaram uma maior valorização do prêmio, que passa a instituir um único ganhador por Região, passando a receber um valor maior. Também estamos ampliando a democratização do prêmio, desburocratizando e instituindo uma quarentena de três edições aos últimos vencedores”, diz Roberto Azoubel, coordenador de Literatura da Secult-PE/Fundarpe.

Serviço
7º Prêmio  Hermilo Borba Filho de Literatura
Inscrições gratuitas de 27 de janeiro a 31 de março de 2020, exclusivamente pelo Mapa Cultural de Pernambuco: www.mapacultural.pe.gov.br/oportunidade/225
Mais informações: (81) 3184-3021 / literatura.secultpe@gmail.com

#Compartilhar: Facebook Twitter Google+ Linkedin Technorati Digg

0 comentários:

Postar um comentário

Sivaldo Venerando. Tecnologia do Blogger.