Coluna – Cenário Brasil

Comentarios
Planalto quer mudar estabilidade do funcionalismo
O governo federal deve apresentar uma proposta de emenda à Constituição (PEC) que estabeleça novas regras à estabilidade dos servidores públicos. O anúncio foi feito pelo secretário especial adjunto de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, Gleisson Rubin. Ele disse existir a possibilidade de o Planalto incluir as alterações no texto da reforma administrativa do poder público, e posteriormente, encaminhá-las ao Congresso Nacional. Segundo o secretário, o tema começou a entrar em pauta, pois o governo entende que o peso do Estado é excessivo para as contas públicas.

Jonas Pereira/Agência Senado

Congresso iluminado de amarelo em apoio à prevenção do suicídio
Desde ontem (3), a cúpula do Senado está iluminada com a cor amarela, em apoio à Campanha Nacional de Prevenção do Suicídio. Denominada Setembro Amarelo, a iniciativa vai até o dia 30 deste mês. A iluminação especial foi solicitada pelo senador Weverton (PDT-MA), atendendo a pedido do Centro de Valorização da Vida (CVV). Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) mostram que mais de 90% dos casos de suicídio estão associados a distúrbios mentais e podem ser evitados se as causas forem tratadas de maneira adequada. No Brasil, os números são considerados alarmantes: a cada 45 minutos um brasileiro tira a própria vida. O suicídio é, hoje, a quarta causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos no país. Entre os homens nesta faixa etária, é o terceiro motivo mais comum; entre as mulheres, o oitavo.

Seleção para vagas remanescentes
Começa hoje (4), o processo seletivo para vagas remanescentes do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) referente ao segundo semestre de 2019. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas pelo site do programa. As vagas são aquelas que não foram ocupadas no decorrer dos processos seletivos regulares do Fies, por desistência dos candidatos pré-selecionados ou falta de documentação, por exemplo. Assim como ocorre desde o segundo semestre de 2015, houve o estabelecimento de cursos prioritários. Até sexta-feira, 6 de setembro, serão ofertadas somente as vagas remanescentes nas áreas: saúde, engenharia e ciência da computação, licenciatura, pedagogia normal e superior. A partir do dia 7, serão oferecidas vagas para todas as áreas. Candidatos não matriculados em Instituição de Educação Superior podem se inscrever até 11 de setembro. Para os matriculados o prazo vai até 29 de novembro.

Galvão Bueno relata ameaças de morte
Durante o programa Bem, Amigos!, do SporTV, o narrador Galvão Bueno revelou que recebeu ofensas e ameaças de morte devido à disseminação de uma notícia falsa envolvendo um vídeo antigo. Depois da eliminação do Palmeiras diante do Grêmio na Copa Libertadores, espalhou-se pelas redes sociais um vídeo que, segundo os rumores, mostraria o principal locutor da Rede Globo comemorando efusivamente os gols do clube gaúcho. O vídeo em questão, gravado nos bastidores da Globo, mostrava, na verdade, Galvão celebrando o gol do Grêmio na semifinal do Mundial de Clubes de 2017, diante do Pachuca.

#Compartilhar: Facebook Twitter Google+ Linkedin Technorati Digg

0 comentários:

Postar um comentário

Sivaldo Venerando. Tecnologia do Blogger.