Engenho Poço Comprido:atividades contribuem para preservação do patrimônio histórico brasileiro

1 Comentario
Josi Marinho
O município de Vicência, localizado na Mata Norte, abriga o único engenho de açúcar tombado pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), remanescente do século XVIII em Pernambuco. O Poço Cumprido está situado numa área rural, onde predomina a economia açucareira desde a sua colonização.  O local foi uma sesmaria e abriga história e uma comunidade afro-brasileira, onde os homens trabalham diretamente na cana-de-açúcar e as mulheres, integrantes da Associação dos Filhos e Amigos de Vicência (AFAV), trabalham na preservação deste patrimônio e são artesãs da fibra da bananeira, a segunda maior monocultura de Vicência (a banana).
No entanto, a composição do engenho, formada pela casa-grande, capela e fábrica (onde a cana era transformada em açúcar) ganha um novo destino. “A AFAV atua na memória e preservação deste local, através de atividades de formação e fomento da cultura popular, patrimônio e cultura negra”, comenta a coordenadora da AFAV, Joana D’Arc Ribeiro. As atividades beneficiam crianças, jovens, adolescentes, adultos e idosos em aulas de arte e cultura e na participação dos eventos culturais.
Poço Comprido tornou-se Ponto de Cultura no ano de 2008, e reinaugurou uma escola em 2013, com apoio do Criança Esperança/UNESCO, a Escola de Cultura Canavial Frei Caneca. “Esta escola há 03 anos é uma referência na região e orgulho da comunidade local, sendo exclusiva no ensino de arte e cultura”, comenta Joana D’Arc. A AFAV transformou a sede do engenho em Museu Comunitário Poço Comprido, cadastrado no Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), desde o ano de 2006.
A coordenadora destaca os excelentes resultados obtidos que contribuem e fortalecem a manutenção, conservação e preservação deste patrimônio histórico brasileiro. “Com as atividades desenvolvidas, são beneficiados o público em geral, que participa das ações de formação e fomento, a comunidade, através da geração de renda e repasse dos saberes populares, e a preservação da memória e da história da civilização do açúcar do interior pernambucano”, ressalta Joana.  O local está aberto para visitação com pré-agendamento para grupos de estudantes e público em geral. Valor por pessoa R$ 5,00. Meia entrada para estudantes de escolas públicas até o Nível Médio. Desde 1999, com a criação da AFAV, estão sendo desenvolvidas sistematicamente algumas ações, como a Celebração da Consciência Negra, festa em homenagem a São João, participação na Semana Nacional dos Museus, aquisição de plantas arquitetônicas para restauração da Moita e Projeto de Museografia e Museologia do Museu Comunitário Poço Comprido, aulas de sanfona de oito baixos, seminário e excursão sobre a musicalidade da sanfona de oito baixos, aulas de artesanato utilizando a matéria-prima, o cipó, pesquisa e aulas de dança sobre o Cavalo Marinho, mostra Rural de Cinema, Curso de elaboração, produção e gestão em projetos culturais, Festival de Gastronomia da Mata Norte, entre outras. No momento, está sendo realizado o “Educação para Museus” (patrocínio Caixa), que tem o objetivo de discutir e provocar o entendimento da preservação dos patrimônios do interior do Estado de PE, junto à comunidade da região.
Os patrocinadores dos projetos desenvolvidos no Poço Comprido são o Fundo de Incentivo à Cultura de Pernambuco (Funcultura), Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), Ministério da Cultura, Funarte,  Criança Esperança/UNESCO, Caixa Econômica Federal e IBRAM. Os parceiros institucionais são a Usina Laranjeiras, Movimento Canavial, Pontão de Cultura Canavial, Conexão Pontos de Cultura e a Prefeitura de Vicência.
Informações:
afav_vicencia@yahoo.com.br
facebook: Museu Poço Comprido o site do museu será lançado em fevereiro/2016

#Compartilhar: Facebook Twitter Google+ Linkedin Technorati Digg

Um comentário:

  1. Estou emocionada, minha mãe nasceu nesse lugar e meu vô trabalhava nos canaviais.

    ResponderExcluir

Sivaldo Venerando. Tecnologia do Blogger.