Coluna – Cenário Brasil

Comentarios
Foto: Reprodução
Cannabis autorizada
Foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) o regulamento para a fabricação, importação e comercialização de medicamentos derivados da Cannabis. A decisão foi tomada por unanimidade pela diretoria colegiada da agência reguladora. O medicamento só poderá ser comprado mediante prescrição médica. A comercialização ocorrerá exclusivamente em farmácias e drogarias sem manipulação. Norma será publicada no Diário Oficial da União nos próximos dias e entrará em vigor 90 dias após a publicação.

2022 e a reeleição
Com o resultado do Produto Interno Bruto (PIB), que registrou crescimento de 0,6% no terceiro trimestre, ante estimativa de 0,4% do mercado financeiro, o presidente Jair Bolsonaro acredita que a recuperação da economia lhe garantirá a reeleição. O presidente vinha sentindo um certo desconforto em relação à demora da reação da economia, inclusive com fortes cobranças sobre a equipe do ministro Paulo Guedes. Ele chegou a dar um prazo para que a atividade deslanchasse, o que obrigou Guedes a promover mudanças entre seus auxiliares.

Moro vice-presidente divide base
A base do governo Bolsonaro se divide por mais um motivo: a possibilidade de Sergio Moro de ser candidato a vice-presidente em 2022. Parte da bancada evangélica é contra esta possibilidade. As informações são da colunista Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo. A possível chapa foi sugerida pelo ministro-chefe da Secretaria de Governo, Luiz Eduardo Ramos que, em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, avaliou que uma dobradinha entre o presidente Jair Bolsonaro e o ministro da Justiça seria imbatível na disputa de 2022.

Desempenho do Brasil no Pisa 
O Brasil acumulou resultados inferiores à média global definida pela organização. Mesmo assim, registrou a 57ª colocação dentre 79 nações avaliadas, com 487 pontos. No ano passado, 600 mil alunos fizeram a prova. Segundo a OCDE, 10.691 estudantes de 638 escolas se submeteram ao teste no Brasil. Em leitura, o país registrou 413 pontos; em matemática, 384; e em ciências, 404 — em 2015, o Brasil tinha feito 407 pontos em leitura; 377, em matemática; e 401, em ciências —, enquanto isso, a média dos países da OCDE, grupo formado por 37 países, foi de 487, 489 e 489 pontos, respectivamente. A nível de comparação, a China, país mais bem avaliado no ranking, alcançou 555, 591 e 590 pontos, na sequência.



#Compartilhar: Facebook Twitter Google+ Linkedin Technorati Digg

0 comentários:

Postar um comentário

Sivaldo Venerando. Tecnologia do Blogger.